Profissão do futuro: segurança do trabalho



Para aqueles que se interessam pela área de segurança do trabalho, é comum se indagar sobre a profissão. Já falamos bastante sobre esse assunto aqui no blog, mas, como a carreira é uma das que tem potencial de bombar este ano, nada mais justo que dar mais uma ajudinha para quem planeja ingressar nessa nova empreitada.

De fato, a empregabilidade nessa área não é tão escassa como muitos imaginam, pois, ultimamente, as empresas estão mais dedicadas em manter o local de trabalho longe de riscos e o mesmo vale para infraestruturas que precisam de coordenação constante para que fiquem longe de acidentes. Assim, uma pessoa que trabalha com segurança do trabalho é uma figura presente em diferentes setores da economia.

Ao contratar esse profissional, as empresas demonstram preocupação com o quadro de colaboradores e buscam se adaptar rapidamente as mudanças e as exigências de mercado para manter a integridade do negócio. Quando ele entra em cena, há uma mudança na rotina, pois são implantadas boas práticas que contribuem para a prevenção de acidentes e de doenças dentro de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte.

Por que o profissional de segurança do trabalho é importante?

Esse profissional terá como ponto de partida o conhecimento da empresa. Ele conversará com os gestores e coletará a opinião dos colaboradores para propiciar melhoras dentro do ambiente de trabalho. Assim, aquele que quer trabalhar com segurança do trabalho precisa ter facilidade em se relacionar com as pessoas, saber conversar e dar conselhos em âmbito geral. A ausência dele pode não causar nenhum dano a princípio para a empresa, mas, sem ele, um acidente banal pode trazer custos elevados e prejuízos.

Muitos acreditam na frase de “que nada vai acontecer comigo” e se esquecem de que distrações são um prato cheio para acidentes dentro do ambiente de trabalho. Por isso, o segurança do trabalho é sempre requisitado para assegurar diversos ambientes, disposto a orientar qualquer um na medida do possível.




Publicidade